sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Entrevista ao Dr. Francisco Moita Flores
Nos objectivos do nosso projecto constava uma entrevista ao Dr. Francisco Moita Flores. Esta vai ser realizada no dia 5 de Fevereiro de 2009, na Câmara Municipal de Santarém.
Mais tarde iremos publicar a entrevista.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Resultados dos Inquéritos
-Pensas que Portugal é um país seguro?
Os alunos do 3º ciclo – 72% acha que Portugal não é um país seguro, já os alunos do secundário a opinião divide-se 50% acha que Portugal é um país seguro e outros 50% acham que não.
-Que tipos de crimes acha que são mais frequentes em Portugal?
Tanto os alunos do 3º Ciclo como os do secundário acham que os crimes mais frequentes em Portugal são a violência doméstica e o carjacking, porém os alunos do secundário acham que a corrupção é outro dos crimes mais frequentes.
-O que achas que leva uma pessoa a envolver-se na criminalidade?
Nesta pergunta as respostas mais dadas foram falta de dinheiro com 51% no 3º ciclo e 50% no secundário e distúrbios mentais com 36% e 32% respectivamente.
-Alguma vez foste vítima de algum tipo de crime?
Os alunos do 3º ciclo – 87% responderam que nunca foram vítimas de crimes e os alunos do secundário – 77% também responderam que não, ou seja, mais de metade dos alunos inquiridos em ambos os graus de ensino nunca foram vítimas de algum tipo de crime.
-Quem é que sofre mais violência?
Nesta questão os alunos do 3º ciclo acham que são os jovens que sofrem mais violência com 34%, já os alunos do secundário acham que são os idosos com 34%. No entanto observando o gráfico pode-se concluir que tanto os alunos do secundário como os do 3ºciclo acham que os grupos etários que sofre mais violência é o dos jovens, adultos e idosos.
-O que consideras que é necessário fazer para reduzir os índices de criminalidade?
Os alunos inquiridos em ambos os graus de ensino acham que as medidas necessárias para reduzir os índices de criminalidade são aumentar o policiamento e aumentar a pena de prisão.